Bom Negócio Rural participa de reunião sobre revitalização da Cajucultura no Novo Pingos
Bom Negócio Rural participa de reunião sobre revitalização da Cajucultura no Novo Pingos
A Região de Novo Pingos e adjacências passa por um momento de oferta novas oportunidades para seus assentados
O Portal Bom Negócio Rural participou, nesta sexta-feira-feira dia 10, de reunião promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável CMDRS, em parceria com o Banco do Nordeste, EMATER, IF-RN, SENAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Assú-STRRF, Secretaria de Agricultura de Assú e a Coopingos – Cooperativa de Produtores do Novo Pingos.
Com o tema a revitalização da Cajucultura no Assentamento Novo Pingos, o debate foi proveitoso e trouxe esperança aos assentados, especialmente com o apoio oferecido pelo Banco do Nordeste, juntamente com a Secretaria Estadual da Agricultura estão ofertando mudas, ainda que os gargalos sejam desafiadores.
A Região de Novo Pingos e adjacências passa por um momento de oferta novas oportunidades para seus assentados e moradores do entorno dos Assentamentos do complexo “Palheiros”, Bom Lugar II e Professor Mauricio de Oliveira, com a chagada das Usinas Fotovoltaicas.
Além da possibilidade de empregos temporários, as empresas oferecem oportunidades de arrendamento das terras por longos períodos, garantindo uma rena aos proprietários, superior, na maioria das vezes, às auferidas com a agricultura.
Vale salientar que todos os assentamentos conhecidos no Assú e no Vale, implantados pelo INCRA, nenhum conta com Sistema de Irrigação que permita aos assentados a garantia de safras, nem mesmo no período chuvoso, quando as chuvas são insuficientes para assegurar a colheita.
Talvez seja importante uma reflexão, por parte da sociedade civil organizada e a classe política, sobre o modelo de Reforma Agrária tão badalada no Brasil.